domingo, 23 de novembro de 2014

Fauna e Flora

A raposa-vermelha
A raposa-vermelha (Vulpes vulpes) é um mamífero, onívoro, de médio porte, com os pelos geralmente castanho-avermelhados. É também um dos carnívoros com maior distribuição no mundo. Tem hábitos noturnos e crepusculares (exceto em lugares de pouca movimentação, onde pode ser vista durante o dia.
Águia-pesqueira 
A águia-pesqueira é uma grande ave de rapina, que à distância parece preta e branca. Contrariamente a
outras aves de rapina, tem uma silhueta de aspecto "quebrado", o que fica a dever-se ao ângulo formado
pelas asas abertas. Vista por baixo, a brancura da plumagem é evidente, destacando-se os "punhos" pretos.

Única espécie de borboleta
Única espécie de borboleta existente em Portugal protegida pela Directiva Habitats. Apesar desta protecção europeia, em Portugal o seu número é estável mas já existem registos de locais onde a espécie desapareceu ou se encontra em declínio.
Fitófaga enquanto lagarta, alimentando-se maioritariamente de madressilva (Lonicera spp.) Polinífaga enquanto borboleta adulta, voando sobre silvados (Rubus spp.) e poisando nas suas flores para se alimentar.

O sardão
O sardão (Lacerta lepida = Timon lepidus Daudin) é um lagarto da familia Lacertidae. É conhecido por conseguir viver 25 anos em cativeiro, quando confrontado abre a boca e sibila, conseguindo mesmo saltar para o inimigo. Os machos são territoriais na Primavera. A hibernação ocorre entre Outubro e Abril.

Cobra-de-água-viperina (Natrix maura)
Cobra de tamanho mediano, com cabeça bem diferenciada do resto do corpo, e o focinho curto e arredondado. Corpo cilíndrico, coberto dorsalmente por escamas carenadas. Padrão de coloração dorsal muito variável, podendo apresentar uma cor de fundo acastanhada, amarelada, esverdeada ou acinzentada. Sobre este fundo possui uma série de manchas acastanhadas ou negras, que alternam na região médio-dorsal, formando um zigue-zague ou uma série de bandas transversais. Na cabeça, destacam-se uma ou duas manchas escuras em forma de V invertido. Ventre de cor esbranquiçada, amarelada ou avermelada, com manchas negras quadrangulares.
Habitat: Encontra-se associada a habitats aquáticos, ocorrendo principalmente junto de lagos, charcos, represas, pântanos, barragens e cursos de água.

5 comentários: